sábado, 28 de novembro de 2009

Ser Músico não é tão fácil quanto parece

Ser Músico não é tão fácil quanto parece. Se de um lado esta Arte-Profissão é alvo de admiração e reconhecimento, por muitos ainda é considerada atividade menor, ou mesmo sinônimo de malandragem.
O fato é que, para ser Músico com M maiúsculo, é preciso estudar, e muito!
Primeiro, vem a questão do talento, da sensibilidade, itens indispensáveis nesta profissão. Acrescente a isto anos a fio de intenso trabalho de aprimoramento técnico, que exigem do estudante total resignação, determinação e desgaste físico e emocional. A maioria dos músicos começa bem cedo, diferente da maioria das outras profissões. Isso quer dizer que não é raro encontrarmos quem trocou os brinquedos pelo instrumento. Sem culpa!
Agora, imaginem o que seja aliar tudo que descrevi acima ao sublime chamado do Mestre para um compromisso genuíno com Ele. É tremendo!!! É se despojar da vaidade tão própria dos artistas, é se dar a todo tempo para os irmãos que desejam louvar melhor através da Música, é adaptar os conhecimentos técnicos à Igreja, que nem sempre reconhece o seu valor.
Já pararam pra pensar que os nossos Ministros de Música poderiam ser músicos de grande projeção no cénario secular? Não, acho que a maioria nunca parou para refletir sobre isso...
Que tal, num exercício de amor e reconhecimento, lembrar de quem ensinava pra você os primeiros Cânticos Espirituais, dos regentes congregacionais e corais que você já conheceu, dos instrumentistas, solistas, conjuntos inspiradores, compositores, e de todos os Músicos do Senhor que passaram e edificaram sua vida, a vida dos seus filhos, servos que Deus tem usado para abençoar, através de algo tão maravilhosamente divino. Agradeça a Deus por estes!
Quanto àqueles, que tendo recebido este talento, o tem usado para sua própria vaidade ou negligentemente, uma pitada de Jeremias 48: 10 cai muito bem. Mas para os que entendem o Ministério de Música como um privilégio imerecido, um Dom maravilhoso, receito I Coríntios 15:58.
No Dia do Músico Batista, meu desejo e oração continuam a ser:
« Usa, Senhor, todo meu ser pra Teu louvor
Mãos, pés e voz, Tudo consagro a Ti! »
Que seja assim na sua experiência também,
Mônica Coropos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom você ter estado aqui comigo. Vamos juntos na caminhada da vida?Obrigada!